Bom Jesus da Penha adere ao Projeto Saúde com Agente do Governo Federal

Publicado - 9 de Agosto 2022

Com o objetivo de capacitar os profissionais e melhorar os indicadores de saúde, a Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Penha, apresentou o programa “Saúde com A gente”, um programa do Governo Federal, através do Ministério da saúde, destinado a formação técnica dos Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), e dos Agentes de Combate às Endemias (ACEs) que atuam em nosso município e exercem papel fundamental na promoção da saúde da população.

O curso tem carga horária de mais de 1200 horas, com as aulas administradas de forma híbrida, à distância e presencial, este último ministrado por preceptor capacitado pelo Ministério da Saúde. O curso tem duração mínima de 10 meses, e ao todo serão capacitados 13 agentes do município, sendo 10 ACSs e 3 ACEs.

Com a formação, os profissionais estarão habilitados a realizar ações como a aferição da pressão arterial, a medição de temperatura corporal e teste de glicemia junto aos pacientes. Os agentes também poderão prestar orientação e apoio para a correta administração de medicamentos diretamente na casa dos munícipes.

A administração distribuirá aos agentes, todo o material necessário para o acompanhamento dos atendidos com: oxímetros, monitores de glicemia, monitores de pressão arterial, termômetro clínico digital, tablets, além de kits de uso individual, contendo uniforme, boné, colete, mochilas e protetor solar.

A preceptora (instrutora) do curso no município, Márcia Cristina Rodrigues, comemora a adesão do programa: “Esses profissionais são de extrema importância para a saúde, e agora terão uma formação técnica de qualidade, que possibilitará o desenvolvimento das atividades em domicílio, de maneira ordenada, conduzida e orientada pelo material ministrado. Com isso, com toda certeza, o programa vai trazer grandes mudanças. É a valorização do profissional de saúde, e é a melhoria da saúde de nossa população. ” Ressalta Marcia.