Prefeitura promove ação no combate e prevenção ao câncer no colo do útero e de mama.

Publicado - 22 de Julho 2022

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Penha, em parceria com o instituto Plurividas, através da Deputada Estadual Delegada Sheila, do Deputado Federal Charlles Evangelista e da Câmara Municipal de Bom Jesus da Penha, promoveu na quarta-feira, (20), uma grande ação com foco na prevenção do câncer de colo de útero e mama, com a vinda do ônibus “Saúde Móvel” em nosso município.

O objetivo da ação é que se previna ou identifique essas doenças já em sua fase inicial. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), quando identificado cedo, o câncer tem maior probabilidade de responder ao tratamento adequado e pode resultar em maior probabilidade de sobrevivência, menor morbidade e custo de tratamento.

O atendimento foi feito no Calçadão, na Praça Dom Inácio, e ao todo, foram atendidas 44 mulheres de modo totalmente gratuito com o veículo da “Saúde Móvel”. O ônibus que conta com salas e consultórios equipados com toda estrutura necessária, ofereceu conforto e privacidade para as dezenas de mulheres que fizeram os exames citopatológicos e exame clinico de mama, ambos realizados pela médica ginecologista responsável.

Miquéias Júnior Alves Madeira, Vice Prefeito e Assessor Administrativo, comemora a ação e exalta os profissionais envolvidos: "Essa é uma das ações dentre várias que estamos realizando no município referente a saúde da mulher, programas de prevenção é uma estratégia que a nossa administração vem adotando desde o início, seja ela na saúde das mulheres, homens, crianças e idosos. Aproveito a oportunidade para agradecer todo esforço dos nossos colaboradores que levantaram a demanda, fizeram a agenda e receberam e acolheram todas as mulheres que foram contempladas com o atendimento, temos uma equipe brilhante." Afirma Miquéias.

Ainda segundo Miquéias, várias ações para a saúde ainda serão feitas em  nosso município: "Em especial essa causa de prevenção, existe o planejamento de realizarmos de forma totalmente gratuita 100% dos exames de mamografia e citopatológicos para as mulheres dentro da faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde." Completa Miquéias.