Prefeitura promove ações de nutrição na escola

Publicado - 8 de Julho 2022

A prefeitura Municipal de Bom Jesus da Penha, através de sua Secretaria de Saúde, realiza a avaliação antropométrica dos alunos (peso, altura e índice de massa corporal) na escola, uma ação do Programa Saúde na Escola, (PSE) e o PROTEJA (proteção ao combate da obesidade infantil). Ao todo, foram avaliados 320 alunos do 1° ao 5° ano da Escola Municipal Farmacêutico Mário de Paulo Rodrigues com idades entre 6 e 11 anos.

A atividade tem o intuito de analisar os dados de peso e altura dos estudantes e avaliar o índice de massa corporal (IMC) para rastrear e evitar casos de obesidade infantil ou estatura abaixo da média, e a partir dos resultados comunicar a escola e aos pais para que as crianças possam receber o devido acompanhamento nutricional nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Além da pesagem e medição de altura, foi ensinado às crianças, uma receita saudável e gostosa, o brigadeiro de banana, para começar o incentivo da mudança de hábitos alimentares.

A nutricionista Carolina Azis, ressalta a importância de promover esse tipo de atividade de controle nutricional: “ É essencial que se discuta e que se promova ações de educação nutricional no ambiente escolar, pois com elas, promovemos bons hábitos alimentares, e com eles, conseguimos combater diversas doenças, principalmente as causadas pela obesidade infantil. ” Afirma Carolina.

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da penha.

Trabalhando por nossa gente!