Bom Jesus da Penha realiza o “Dia D” da vacinação contra a gripe e o sarampo no Município.

Publicado - 2 de Maio 2022

O Dia D faz parte da campanha de vacinação que teve
início no ultimo mês e estará disponível durante todo o mês de Maio.

A Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Penha, através de sua secretaria de saúde, promoveu no último sábado, (30), o “Dia D” de mobilização social ao combate da influenza e do sarampo. Crianças de 06 meses a 4 anos de idade puderam tomar vacinas de sarampo e influenza, além de idosos acima de 60 anos, que se imunizaram contra a gripe.

Assista o vídeo abaixo:

A campanha nacional de vacinação, promovida pelo Ministério da Saúde em todo o Brasil, teve início no dia 4 de Abril, e se encerrará no dia 3 de Junho. No município já foram aplicadas 197 doses em crianças, 83 doses para profissionais da saúde e 677 doses em idosos, o que  corresponde  a 103% da meta de imunizações do ciclo infantil, 72,8 % dos profissionais da saúde  e 85,8% no grupo de idosos. A expectativa do município é que até o final da campanha seja  imunizado mais de 90% dos grupos de idosos e 100% para profissionais da saúde.

A partir desta segunda-feira, (02), a vacinação será aberta também, para outros grupos prioritários. Além de idosos e crianças, poderão se imunizar contra a gripe: Gestantes, Puérperas, caminhoneiros e portadores de doenças crônicas respiratórias. Será disponibilizada também, a quarta dose da vacina contra o Covid-19 para pessoas com mais de 70 anos de idade.

A vacina da gripe e a vacina da covid-19 são duas imunizações diferentes, sendo que uma não exclui a necessidade da outra. Segundo a secretaria de estado de saúde de Minas Gerais, a vacina contra a gripe é considerada uma das medidas mais eficazes para evitar casos graves e óbitos por gripe, além disso, a vacinação permitirá, ao longo de 2022 prevenir a circulação do vírus e, consequentemente, o número de hospitalizações e risco de morte devido à gripe, já que o Influenza está relacionado a uma série de complicações como pneumonia e doenças cardíacas.

Para se vacinar, basta comparecer a unidade de Vigilância em Saúde, localizada na Rua Curitiba, 125, no Centro, de segunda a sexta-feira entre os horários de 07:00 ás 11:00, no período da manhã e de 12:00 as 16:00, no período da tarde. As crianças deverão levar a caderneta de vacinação, e os adultos, além da caderneta, deverão levar também um documento de identificação (RG ou CNH).

Para mais informações, ligue no telefone: (35) 3563-1440. (Vigilância em Saúde)

Prefeitura Municipal de Bom Jesus da Penha